terça-feira, 23 de agosto de 2016

Focaccia italiana

Hoje vou compartilhar uma das minhas receitas favoritas de Focaccia Italiana. Atenção: não é fogazza/fogaça (que é recheada e frita, mas se quiser essa massa também pode ser frita), também não é pizza embora o recheio vai em cima como a pizza, mas lembra uma massa de pão porque cresce bem, os italianos não colocam muito recheio, mas você pode variar e colocar o recheio que preferir...


Ingredientes:
Massa:
1 colher (sopa) de açúcar
1 envelope de fermento biológico seco instantâneo (aquele granulado)
50 ml de azeite
1 batata média cozida e espremida ainda quente (eu só uso batata doce e fica ótimo!)
300 ml de água
½ quilo de farinha
1 colher (sopa) de sal

Cobertura:
½ xícara (chá) sal grosso (prefiro flor de sal que é mais suave)
3 ramos de folhas de alecrim
1 cebola fatiada
200 gramas de tomatinhos sweet grape ou cereja

Modo de preparo:
Para a massa, coloque os cinco primeiros ingredientes em uma vasilha e misture com uma colher para ativar o fermento, em seguida vá colocando a farinha aos poucos e vá misturando (quando começar a ficar denso será preciso usar as mãos) até que fique uma massa homogênea, por último acrescente o sal, cuidado para não colocar o sal junto com o fermento, pois ele "mata" o fermento, por isso é importante respeitar a ordem dos ingredientes. Deixe descansar por cerca de 30 minutos.  Em seguida, abra em uma assadeira (quadrada de preferência) forrada com azeite. Reserve. 

Para a cobertura, coloque em uma vasilha o sal, o alecrim e esmague com um socador. Espalhe na massa e  distribua os tomatinhos e as rodelas de cebola. Deixe descansar por aproximadamente mais 30 minutos e leve ao forno quente (180º) por aproximadamente 45 minutos ou até que fique bem dourado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário