terça-feira, 30 de agosto de 2016

Três receitas de pesto alternativas e surpreendentes: Abobrinha, Siciliano e de Alcachofra

Muitas pessoas não gostam de pesto, ou por causa do seu sabor intenso ou porque não gostam muito de manjericão, enfim, vou compartilhar três receitas alternativas de pesto para fazer você mudar de ideia e perder o preconceito com o pesto definitivamente, de todas, a versão que eu acho mais saborosa e também mais surpreendente é o pesto de abobrinha, que fica com um sabor suave e levemente adocicado e bem mais leve que a versão tradicional, gosto de fazer esse pesto e servir com penne e para fechar com chave de ouro alguns camarões fritos em alho e óleo (leia-se azeite), fica divino acreditem! Com a prática e imaginação você vai ver que pode fazer pesto de muitos sabores: de brócolis, de rúcula, de espinafre, de agrião, etc.


PESTO DE ABOBRINHA


Foto da internet

3 abobrinhas pequenas, ou 2 grandes (cerca 300gr.)
10 gr. de folhas frescas e pequenas de manjericão
1 dente de alho pequeno
35 gr. de pinolis (pode substituir por nozes também)
40 gr. de queijo grana padano ou parmesão de boa qualidade ralado
azeite extra virgem de oliva
Sal 
Lave as abobrinhas retire as extremidades e pique em pedaços não muito pequenos.

Aqueça uma panela com uma colher de azeite, acrescentar o alho picado (se você não gosta de alho pode refoga-lo inteiro e retirar no final antes de bater a mistura)

Quando o alho estiver ficando dourado acrescente as abobrinhas e cozinhe-as por cerca de 10 minutos.

Acrescentar uma pitada de sal e cozinhar por mais 2-3 minutos, retire do fogo transfira para outro recipiente e deixe amornar um pouco.


Coloque as abobrinhas no mixer ou no liquidificador, juntamente com o manjericão, os pinolis e o queijo ralado e e uma colher de azeite e bata tudo. Acerte o sal e pimenta do reino a gosto e sirva em seguida com a massa de sua preferencia, recém cozida e ainda quente.


PESTO SICILIANO

500 gr. de tomates em rama (aquele holandês) ou tomate italiano
50gr. de pinolis
150ml. de azeite extra virgem de oliva
1 dente de alho
1 maço de manjericão fresco
100 gr. de parmesão de boa qualidade
150 gr. de ricota
Sal e pimenta do reino à gosto

Lave os tomates, corte-os ao meio, retire a parte branca interna e retire o excesso de líquido e de sementes e coloque-os diretamente no processador ou liquidificador. Acrescente os pinolis, o alho, o parmesão ralado, a ricota e o azeite e bata acrescentando aos poucos o manjericão lavado e seco, quando estiver com consistência cremosa, acerte o sal e a pimenta e sirva com massa recém cozida e escorrida. Pode ser guardado em geladeira tampado por cerca de 2 dias, mas não recomendo que seja levado diretamente ao fogo pois perderá a consistência, o ideal é tirar da geladeira alguns minutos antes de usar com a massa ainda quente, ou levar ao microondas por alguns segundos só para degelar. 


PESTO DE ALCACHOFRA

Ingredientes:

4 alcachofras médias
1 dente de alho
40 g. de pinolis (pode substituir por amêndoas ou nozes)
60g. de parmesão de boa qualidade ralado
Sal

Limpe as alcachofras eliminando as folhas mais duras e os espinhos internos. Corte em pedaços e leve para cozinhar em água salgada por alguns minutos.
Escorrer quando estiverem macias, colocar no copo do mixer (ou no liquidificador), acrescentar o parmesão, o alho descascado, os pinolis e azeite. Bater tudo dosando o azeite de maneira que a mistura fique bastante cremosa. Pode ser servido sobre as folhas de alcachofra, com massa ou pratos de carne.

Esse pesto pode ser servido com a massa que preferir, mas também fica muito bom como entrada, servido com torrada ou pão italiano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário