terça-feira, 25 de outubro de 2016

Spaghetti all'amatriciana


Hoje, dia 25/10 é o dia mundial da pasta #worldpastaday. Para comemorar, vou compartilhar uma receita especial, o spaghetti all'amatriciana, que é um prato típico da cidade de Amatrice, província di Rieti, região do Lazio, uma das cidades que mais foi destruída pelos últimos terremotos que atingiram a Itália. É uma massa de gosto forte e marcante que leva ingredientes como tomate, guanciale (bochecha de porco) e queijo pecorino fresco.




Tempo de preparo: 1 hora
Nível: fácil
Rendimento: 6 pessoas
Calorias por prato: 545cal.

Ingredientes:

125g. de guanciale (bochecha de porco)*
100g. de queijo pecorino ralado**
1 pimenta vermelha
½ copo de vinho branco
500g. de spaghetti
400g. de tomate italiano
Azeite de oliva extra virgem quanto baste
Sal à gosto

Modo de Preparo:

Elimine a parte externa do guanciale e corte em cubinhos pequenos.


Em uma frigideira larga aqueça 1 colher de azeite e doure os cubos de guanciale até ficarem crocantes. Acrescente a pimenta inteira e o vinho branco seco e deixe evaporar em fogo alto, retire apenas os cubos de guanciale e reserve.



Leve uma panela grande ao fogo com bastante água para o cozimento do spaghetti, cozinhe conforme a embalagem. Escorra, acrescente metade do queijo pecorino e reserve.



Lave os tomates e escalde-os em água quente para facilitar a retirada da pele. Retire também as sementes e corte-os em tiras no sentido do comprimento.


Leve-os para cozinhar por cerca de 10 minutos no mesmo azeite em que fritou o guanciale, acrescente novamente o guanciale, retire a pimenta, acerte o sal e deixe apurar os sabores por mais alguns minutos, em seguida desligue o fogo.



Acrescente o molho ao spaghetti reservado, de preferencia misture a massa diretamente na panela do molho misturando tudo muito bem, sirva com o restante do queijo pecorino.




* Se não encontrar o guanciale pode substituir pela barriga de porco (é diferente do bacon que é defumado)
** Pode substituir o pecorino por parmesão, mas tenha em mente que as substituições deixarão o prato diferente do original, mas não menos saboroso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário