sábado, 5 de novembro de 2016

TORTANO ITALIANO (ROSCA DE CALABRESA)

Sabe aquele pão recheado de linguiça que servem como entrada em algumas pizzarias tradicionais de São Paulo, ou que você pode comprar por um preço bem salgado numa famosa padaria do bairro do Bexiga (aquela mesma que faz o pão italiano)? Então esse pão é consumido na Itália tradicionalmente na época da páscoa e chama-se Tortano ou ainda Casatielo Napoletano, em Nápolis. É muito fácil de fazer, até mesmo quem não tem o costume de fazer pães porque já tentou e não deu certo ou porque é chato e cansativo ficar sovando a massa até dar o ponto, esse pão é perfeito, porque pode ser feito na batedeira planetária!

Foto de: www.scattidigusto.it 

Ingredientes:

500 g. de farinha de trigo
30 g. de fermento biológico fresco (aquele que fica na geladeira do supermercado e vende em cubos de 15 g. cada, se não encontrar também vende na padaria a granel, peça ao padeiro)
Cerca de 1 colher (de sopa) de azeite extra virgem de oliva
1 colher (chá) de açúcar
350 ml. de água morna (não pode ferver, tem que estar numa temperatura que você consiga tocar sem se queimar)
Aprox. ½ colher (sopa) de sal
500 gr. aprox. de linguiça calabresa defumada (aquela que já vem fatiada), eu gosto de misturar com pepperoni, então uso 250g. de cada. Se não encontrar a linguiça defumada nem o pepperoni, não use a linguiça fresca, substitua por embutidos como salame, copa, presunto, queijo, até ovos cozidos se preferir, tudo picado.

Modo de preparo:

Na batedeira planetária, use o gancho, coloque 300 ml da água morna na batedeira. À parte, com auxílio de um garfo dissolva bem o fermento com cerca de 50ml da água morna restante, adicione a esta mistura o açúcar e reserve.

Na água que já está na batedeira acrescente nessa ordem: o sal, a farinha de trigo e por último a mistura de fermento, de modo que o fermento não entre em contato direto com o sal.

Bata tudo por alguns minutos até que a mistura se torne uma bola uniforme que ficará presa ao gancho.

Se a sua batedeira não é planetária ou não possui o acessório gancho, pode sovar à mão, até que fique com uma consistência uniforme, fica um pouco grudenta mesmo, cuidado para não acrescentar mais farinha que o indicado pois o pão pode ficar duro.

Tire a massa que ficou presa no gancho, em um recipiente grande de plástico (ou na própria bacia da batedeira se for grande, acrescente só um pouco de farinha de trigo no fundo para que não grude e coloque a bola de massa para descansar por cerca de uma hora, cubra o recipiente com filme plástico e enrole num pano de prato e leve para crescer num lugar que seja mais quente (eu coloco dentro do microondas – desligado é claro!)

A massa deve crescer quase o dobro, retire do recipiente espalhe por cima da massa o azeite para que não grude e numa superfície lisa e limpa abra a massa com o auxílio dos dedos em um formato retangular de modo que ela fique bem fina mas sem rasgar.

Espalhe a linguiça defumada ou outro embutido escolhido por toda a massa sem deixar nenhum espaço sem recheio. Em seguida vá enrolando a massa sobre o recheio como um rocambole, até que fique um rolo completo.

Foto de: www.buonissimo.org

Pegue uma forma grande de bolo com furo no meio e coloque a massa enrolada na forma de maneira que ela preencha toda a forma fechando uma ponta com a outra da massa, porém, deve sobrar uns três dedos ou mais na forma para que a massa cresça.

Deixe descansar novamente por mais 1 hora aproximadamente, da mesma forma que antes, coberta num local que seja quentinho.

Após o segundo crescimento da massa, pincele sobre a massa 1 gema de ovo misturada com um fio azeite. Leve ao forno aquecido a 180º graus por cerca de 45 minutos, até ficar levemente dourado por fora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário