segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Spaghetti alla puttanesca

O nome assusta a todos que ouvem, e dizem mas é isso mesmo que eu entendi? Sim é isso mesmo, mas a origem do nome não é certa, dizem que o prato foi criado pelo dono de um bordel no quarteirão espanhol de Napoli para agradar seus clientes. Outros dizem que foi criado em referência às roupas íntimas das moças da casa, que para atrair os clientes usavam robes e lingeries das cores do prato: vermelho do tomate, verde da salsa, roxo da azeitona e o cinza das anchovas.

Se preferir pode retirar as anchovas ou ainda substituir por atum, mas como a quantidade de anchovas é tão pequena o sabor não fica muito forte. Você pode ainda substituir os tomates por tomate pelado (da lata) ou ainda por passata de pomodoro (do vidro) na mesma quantidade, mas nunca substitua por molho pronto, ok?

Spaghetti alla puttanesca


Serve duas pessoas 
455 kcal por porção

Ingredientes:

160 gr de spaghetti;
400gr. de tomates sem pele picados;
2 filés pequenos de aliche ou sardinhas anchovadas picadas;
8 azeitonas pretas picadas;
10 gr. de alcaparras lavadas, escorridas e picadas;
2 dentes de alho picados;
1 pimenta dedo de moça picada finamente;
2 colheres (sopa) de azeite extravirgem de oliva
Salsa picada e orégano à gosto
Sal à gosto

Modo de Preparo:

Refogue o alho no azeite de oliva, antes de dourar acrescente os tomates e a pimenta e continue refogando. Pique todos os ingredientes mais ou menos do mesmo tamanho e acrescente ao refogado de tomates, tampe e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Acerte o sal ao final do cozimento, mas cuidado, na maioria das vezes nem precisa do sal, pois todos os ingredientes já são bem salgados.

À parte cozinhe o macarrão de acordo com o tempo indicado na embalagem, escorra e acrescente ao molho, misture bem com fogo ainda aceso para incorporar bem o molho, sirva em seguida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário